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Dezembro 14, 2018
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SISTEMA DE INCENTIVOS "INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PME"

       » DATA LIMITE: 11/12/2018 A 08/02/2019


BENEFICIÁRIOS
Empresas sob qualquer forma juridica inseridas em atividades económicas que visam a produção de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis e que ainda não tenham alcançado uma intensidade das exportações superior a 15%

OBJECTIVOS
Reforçar a capacitação empresarial das PME para a internacionalização, através de apoio a projectos individuais de internacionalização que visem os seguintes dominios:
  • conhecimento de mercados externos;
  • presença na Web, através da economia digital;
  • desenvolvimento e promoção internacional de marcas;
  • prospeção e presença em mercados internacionais;
  • marketing internacional;
  • introdução de novo método de organização nas práticas comerciais ou nas relações externas
  • certificações especificas para os mercados externos.

DESPESAS ELEGIVEIS
Aquisições para aplicação de novos  métodos organizacionais:
  • Equipamentos  e  Software relacionados com o desenvolvimento do projeto;
  • Custo com a contratação de um máximo de dois novos quadros técnicos
Participação em feiras e exposições no exterior:
  • Custos com o arrendamento de espaço, incluindo consumos de água, eletricidade, comunicações, inserções em catálogo de feira e os serviços de tradução / intérpretes;
  • Custos com a construção do stand, incluindo os serviços de conceção, construção e montagem de espaços de exposição, nomeadamente aluguer de equipamentos e mobiliário, transporte e manuseamento;
  • Custos de funcionamento do stand, incluindo deslocação e alojamento dos representantes das empresas e outras despesas de  representação;
Serviços de consultoria especializados, prestados por consultores externos para:
  • Prospeção e captação de novos clientes, incluindo missões de importadores;
  • Ações de promoção realizadas em mercados externos, designadamente assessoria de imprensa, relações públicas,  consultoria de mercado e assistência técnica à preparação de eventos;
  • Campanhas de marketing nos mercados externos, incluindo a contratação de serviços nas áreas de mailing e telemarketing, publicidade e meios de comunicação especializados;
  • Custos com a intervenção de TOC ou ROC, na validação da despesa dos pedidos de pagamento até ao limite de 5.000 euros por projeto;
  • Assistência técnica, estudos, diagnósticos e auditorias;
  • Custos com a entidade certificadora e com a realização de testes e ensaios em laboratórios acreditados;
  • Custos de conceção e registo associados à criação de novas marcas ou coleções;
  • Custos iniciais associados à domiciliação de aplicações, adesão a plataformas eletrónicas, subscrição de aplicações em regimes de “software as a service”,criação e publicação inicial de novos conteúdos eletrónicos, bem como a inclusão ou catalogação em diretórios ou motores de busca;
Obtenção, validação e defesa de patentes e outros custos de registo de propriedade industrial.

TAXAS DE APOIO E FORMA
Incentivo não reembolsável, equivalente a uma taza de 45% sobre as despesas elegiveis.